

FESTIVAL DE MÚSICA DE CASTELO BRANCO
Voltamos em Breve

Adriana Ferreira
MasterClass de Flauta Transversal
8,9 e 10 de Setembro
Inscrição - 125€
Os alunos inscritos em masterclasses terão um mínimo de duas aulas de 45 min.
A flautista Adriana Ferreira é solista A da Orquestra Nacional de França desde 2012. Obteve o 1º Prémio, o Prémio da Orquestra e o Prémio do Jovem Júri no Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen (Dinamarca) e o 3º Prémio no Concurso Internacional de Flauta de Kobe (Japão); bem como o 1º Prémio no Concurso Nacional do Jovem Flautista (França) e o 1º Prémio e o Prémio do Público no Concurso de Interpretação do Estoril, entre outros.
Apresentou-se a solo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica de Odense, Orquestra de Câmara de Kobe e Orquestra de Câmara do Kremlin, entre outras; bem como em diversos Festivais na Europa e nos Estados Unidos. Apresenta-se regularmente com a pianista Isolda Crespi, com a qual gravou em 2011 o CD “Danse des Sylphes” para a Editora Numérica. Recentemente gravou o Concerto para três Flautas e Orquestra de Thierry Pécou, com a Orquestra Nacional de França. Estreou obras de vários compositores, como o Concerto para Flauta e Orquestra de Joaquim dos Santos, “[p][k][t]” para Flautim e electrónica de Diana Soh (IRCAM), a si dedicadas. Colaborou como 1º flauta com a Orquestra da Ópera de Lorraine, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica de Bergen e Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa, entre outras.
Adriana Ferreira (Cabeceiras de Basto, 1990) obteve um Prémio de Mérito do Ministério da Educação e o Prémio Dra. Manuela Carvalho pelos seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave), na classe de Joaquina Mota. Ex-bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu o Mestrado no Conservatório Nacional Superior de Música (CNSM) de Paris, na classe de Sophie Cherrier e Vincent Lucas (flauta). Estudou igualmente durante um ano na Escola Superior de Música Hanns Eisler de Berlim (Erasmus), na classe de Benoît Fromanger. Actualmente frequenta ainda o CNSM de Paris – Diploma de Artista Intérprete de Música Contemporânea (3º ciclo superior), sob a orientação de Hae-Sun Kang. Paralelamente, é licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne.