

FESTIVAL DE MÚSICA DE CASTELO BRANCO
Voltamos em Breve

Caio Pagano
MasterClass de Piano Nível Superior / Recital de Piano
9,10,11,12 e 13 de Setembro
Inscrição - 125€ Bilhete - 5€
Os alunos inscritos em masterclasses terão um mínimo de duas aulas de 45 min.
“Caio Pagano é um instrumentista tão refinado, que não se pode perder nenhum de seus concertos.” (Washington Post)
“O Pousseur foi transcendental, e Beethoven foi primeira classe absoluta, ao mesmo tempo idiomático e original.” (The New York Times)
Caio Pagano nasceu em São Paulo, em 1940. Aluno da Escola Magda Tagliaferro, estudou com Lina Pires de Campos vencendo em 1962 o Concurso Eldorado. Seguiu estudos na Alemanha com Conrad Hansen, e com Helena Costa, Karl Engel e Sandor Végh. Em 1970 conquistou o Primeiro Prêmio do Concurso Internacional Beethoven, Portugal. Pagano foi professor do Departamento de Música da USP(que ajudou a criar) de 1971 a 1984, ano em que se mudou para os Estados Unidos. Desde 1986 ele é professor de piano na Arizona State University, onde é Regents’ Professor, a mais alta honraria concedida por universidades norte-americanas.
Pagano apresentou-se em quatro continentes em mais de 900 concertos públicos como recitalista, camerista e solista de orquestra. Estreou 36 obras em salas de concerto de todo mundo, das quais 25 foram escritas e dedicadas a ele, incluindo diversos concertos para piano e orquestra.
Caio Pagano apresentou-se com Sergiu Comissiona, Camargo Guarnieri, Szimon Goldberg, Howard Griffits, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Fabio Meccheti, Ernest Bour, Morton Gould, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá.
Com músico de câmara apresentou-se com artistas como Pierre Fournier, Raphael Hyllier, Saschko Gavriloff, Janos Starker, Thomas Friedli, the St. Petersburg Quartet, Maria João Pires, Gerard Caussé e o Jacques Thibaud Trio.
Tocou no Miami New World Festival, The Washington Interamerican Fest, Grenoble Festival, Megève Festival, Merida Festival e Montpellier Music Festival . Em 2010. Pagano foi escolhido “Professor of the Year” na Arizona State University.
Com Maria João Pires, Pagano criou o Centro para Estudos das Artes, em Portugal,gravou “Sons de Belgais” para a Deutsche Grammophon. Summit, Soundset, Deutsche Grammophon e Glissando lançaram suas gravações. O CD “Music for Children” com obras de Heitor Villa-Lobos recebeu críticas entusiásticas das revistas BBC Music Magazine (inclusive como “CD do mês”), Gramophone (Reino Unido), CD Compact (Espanha) e Fanfare (Estados Unidos). Em 2009 Soundset lançou um CD com obras de Brahms, Poulenc, Debussy e Berg (com o clarinetista Carlos Alves). Também em 2009 lançou um disco com obras tocadas na sua adolescencia (“Remembrance”) e em 2010 um disco que foi distribuido pela Revista Concerto aos seus 8.000 assinantes, com obras de Schumann e Chopin. Em 2011 e 2012 um CD com dois Quintetos gravados ao vivo no Japão com o Trio Jacques Thibaud, e
as tres Sonatas de Brahms com o violinista Emmanuele Baldini. Em 2013 um CD com obras de Chopin foi lançado, no Brasil, na Sala São Paulo, quando Caio tocou com a Bachiana Filarmonica regida por João Carlos Martins.
Caio Pagano é um artista Steinway..