

FESTIVAL DE MÚSICA DE CASTELO BRANCO
Voltamos em Breve

Dejan Ivanovic
MasterClass de Guitarra Nível Superior / Recital de Guitarra
11,12 e 13 de Setembro
Inscrição - 120€ Bilhete - 5€
Os alunos inscritos em masterclasses terão um mínimo de duas aulas de 45 min.
O guitarrista croata Dejan Ivanovich nasceu em Tuzla, Bósnia-Herzegovina em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra clássica com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stankovic e Vojislav Ivanovic na Escola Primária y Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb (Croácia). Participou em masterclasses de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Gilbert Biberian, Costas Cotsiolis e Roland Dyens (guitarra), Walter Déspalj (violoncello), Michael Steinkühler (viola da gamba) e Igor Lesnik (percussão).
Sua carreira profissional começou simultaneamente com o estudo superior (1994-1998). Até agora, actuou nalguns dos mais prestigiosos Festivais de Música como Spoleto Festival (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti para o lugar de Artista Residente), Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg e Porto- Cidade Europeia de Cultura e “Guitarra Viva” (Zagreb, Croácia) entre outros. Actua também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com flautista Vasco Gouveia, violoncelista Jed Barahal, guitarrista Masakazu Tokutake, soprano Ana Ester Neves, Quarteto de Cordas “Lyra” etc. É o vencedor do 1º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13º Concurso Internacional de Guitarra “Doña Infanta Cristina” em Madrid (1998); 1º Prémio do 3º Concurso Internacional de “Sinaia 98’” na Roménia; 1º Prémio do 17º Certamen Internacional de Guitarra “Andrés Segovia” em Herradura (2001); 1º Prémio e Prémio do Público no 35º Certamen Internacional de Guitarra “Francisco Tarrega” em Benicássim (2001); 1º Prémio do 4º Concurso Internacional de Creta, “Arhanes 2005”. Colabora regularmente com várias orquestras como Orquestra Real de Câmara de Wallonie, Orquestra de Benicássim, Orquestra de Câmara da Eslovaquia, Orquestra Sinfónica das Beiras, Orquestra Sinfónica de Vojvodina e Orquestra Metropolitana. Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma estrondosa aceitação por parte do público e da crítica.
As seguintes estacões de rádio e televisão gravaram as suas interpretações: Estações de Rádio e Televisão Nacionais de Suécia, Croácia, Roménia, RTP, Antena 2, TSF (Portugal), Charleroi TV Regional (Bélgica), Televisão Valenciana, Radio Clássica (Espanha) e Rádio BiH (Bósnia-Herzegovina). Revistas e jornais como “Ritmo”(Espanha),”Bremer Umchau”(Alemanha),“Sunday Herald Times”(Indiana-EUA),“The Scotsman”(Escócia),“Slobodna Dalmacija”(Croácia) e “Oslobodjenje”(BiH) dedicaram atenção aos seus recitais.
Discografia a solo é constituída por “CD Recital” na “Laureate Series” da “NAXOS” (Toronto, Canadá- 2002) com obras de Matilde Salvador, Anton García Abril, Frederic Mompou, Richard Rodney-Bennett, Malcolm Arnold, Gordon McPherson e Francisco Tarrega e por CD “Mediterraneo” (Zagreb, Croácia-2001) com obras de Boris Papandópulo, Vicente Aséncio, Antonio José Martinez Palácio, Joaquín Rodrigo, Carlo Domeniconi y Mario Castelnuovo-Tedesco.
Desde o ano 2001, juntamente com o guitarrista grego Michalis Kontaxakis, Dejan faz parte do Duo de Guitarras Kontaxakis-Ivanovich. O primeiro CD do Duo, intitulado “Les Deux Amis” e gravado pelo célebre produtor Hubert Kappel em Colónia, na Alemanha, foi lançado em 2010 pela Editora alemã “KSGEXAudio”.
Dejan Ivanovich é criador e foi director artístico do Festival Internacional de Guitarra Clássica “Guitarmania” em Lisboa (Portugal) até 2010. desde 2007, é professor de Guitarra Clássica no Departamento de Música da Universidade de Évora onde atualmente frequenta o Curso de Doutoramento em Performance Musical sob o tema “Colaboração entre Compositor e Intérprete na Criação da Obra para Guitarra”, orientado pelo, prof. Christopher Bochmann.